Prefeito recebe do Instituto Histórico pedido de recuperação dos símbolos
Por: Patrícia Barreto - Foto: Luís Macapá -  09/07/2018 - 18:20:55

Criado em 1901, Brasão do município passou por diversas alterações ao longo dos anos e interpretação dada ao Hino, nos últimos anos, não é a recomendada. Reunião aconteceu nesta segunda-feira (9) na sede da prefeitura.

O prefeito Rafael Diniz recebeu na tarde desta segunda-feira (9), representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG). O grupo apresentou uma solicitação de restauração e recuperação dos símbolos do município, como o Brasão, Bandeira e Hino. 

— Foi uma honra receber os representantes do Instituto, em um debate responsável sobre a cultura como um todo no nosso município. Tratamos de temas específicos, inclusive discutidos dentro da Lei Orgânica, que são os símbolos do município. A configuração do desenho do Brasão, a letra do Hino, a forma dele ser executado; e a Bandeira são elementos importantes da cultura da nossa cidade. O meu compromisso com o Instituto Histórico e Geográfico é manter as tradições e que elas sejam conservadas — ressaltou o prefeito Rafael Diniz.

De acordo com a presidente do IHGCG, Sylvia Paes, o Brazão do município vem sendo descaracterizado com o passar dos anos. Ela destacou que a economia da cidade, a luta dos campistas para elevação da categoria de Vila, a energia elétrica, toda a história é contada ao analisar este símbolo municipal.  

— Assim que o prefeito autorizar, por meio de lei ou decreto, será formado um grupo de trabalho para estudo e definição da forma final do símbolo municipal respeitando a forma original criada em 1901, pelo arquiteto Miguel Clemente e regulamentado pela Câmara através da Deliberação nº214/1951. Sobre o Hino de Campos, observamos que a interpretação divulgada por governos anteriores, não é a recomendada. Uma versão com arranjo original deve ser divulgada em mídia para todas as escolas oficiais públicas e particulares do município — disse a presidente Sylvia Paes.  

Também participaram do encontro, a 1ª secretária do IHGCG, Carmen Eugênia Sampaio; o 1º tesoureiro, Herbson Freitas; o diretor de Acervo de História, Geografia e Ciências afins, Carlos Augusto Souto; o diretor de Acervo de Publicações e Eventos, Genilson Paes Soares; o orador Oficial, Vilmar Rangel; e o integrante do Conselho Fiscal, Welligton Paes. 

Comentários

Postagens mais visitadas