DATAS RELEVANTES PARA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

   Transcrevemos a continuação um Breve Resumo das Conclusões da Palestra realizada pelo Prof. Carlos Freitas na reunião do IHGCG.

   Pelo estudo apresentado, com detalhes das referencias bibliográficas das fontes e dos originais consultados, ficou patente que existem muitas datas passíveis de alguma datas para serem comemoradas por serem e representarem o fio condutor da nossa História particular. Mas qual delas seria a mais importante? A mais representativa? Qual englobaria a essência do Município? Qual a que definiria as maiores comemorações? Ainda o que comemorar? Nesse caso haverá certamente opiniões distintas, com argumentos bem estruturados ou apenas simpatia por algum fato relevante.

   Com base no seu amplo estudo realizado, o Prof. Carlos Freitas defende que a data mais importante e oficial, sem casuísmos e datas paralelas para comemoração oficial de um Município deve ser a que marque de forma clara o seu nascimento como ente público, de caráter permanente e oficial, com representatividade e legalidade, aceito pelos demais e que preste contas a algum ente público superior administrativamente.

   Assim ficou evidente que a posse da primeira Câmara em 1º de janeiro de 1653 preenche esses requisitos. Por tanto, inegavelmente e inquestionavelmente o Município de Campos dos Goytacazes já tem 362 anos e que neste ano de 2015, Campos dos Goytacazes comemora seus 362 anos, mesmo que festas não tenham sido realizadas no dia  de janeiro ou em outra data.

   O que sempre se tem comemorado em Campos dos Goytacazes, RJ, tem sido o aniversário da elevação à categoria de cidade, isto há 180 anos, mas pela forma como é anunciada essa comemoração, infelizmente deixa sempre a impressão, na mente dos cidadãos, que o município tem somente 180 anos, o que não é certo!


Comentários

Postagens mais visitadas