Horto Municipal de Campos dos Goytacazes

O dr. Benedito Pereira Nunes (1864-1934) no seu segundo mandato como prefeito de Campos em 1928, prolongou a Rua Oliveira Botelho até a Rua dos Goytacazes e construiu o Horto Municipal, que tomava toda a quadra compreendida entre as seguintes ruas: Marechal Floriano (Ouvidor), Tenente Coronel Cardoso (Formosa), Goytacazes (Gás) e Oliveira Botelho. O acesso era pela Rua Marechal Floriano, vizinho a igreja Santa Efigênia, onde existia um grande reservatório de água na entrada.

                                                                                               Infográfico editado por Genilson Soares com fotografias da sua própria coleção


“Agora, graças ao espirito primoroso do Dr. Pereira Nunes, boa porção do leito da antiga Lagoa do Cortume são aléas e canteiros do vicejante Horto Municipal e optimo traçado da rua Oliveira Botelho.” (SOUSA - 1935)

“...– o Dr. Pereira Nunes, quando Prefeito, aproveitou a grande área conquistada á antiga Lagoa do Cortume (Santa Ephigenia), e viu-se então vegetar ali maravilhosamente o Horto Municipal.” (SOUSA - 1935)

“Novamente na direcção do municipio o Dr. Benedicto Pereira Nunes, fez apreciaveis obras, taes como os calçamentos a parallelepipedos das grandes avenidas: S. Bento e 13 de Maio, pavimentação da rua dos Goytacazes, abertura do prolongamento da rua Dr. Oliveira Botelho e o magnifico Horto Municipal que vem prestando muitos beneficios á cidade.”  (SOUSA - 1935)


        Mapa da Cidade de Campos em 1932 – Arquivo digital da Coleção Leonardo de Vasconcellos Silva


Em 1960, o prefeito José Alves de Azevedo (1910-1991) construiu o novo Horto Municipal no Bairro Matadouro e transferiu o equipamento público para o local que se encontra até hoje na antiga Rua Sete de Setembro, atual Avenida Alberto Lamego. Com autorização da Câmara Municipal, no ano de 1959, a área foi loteada pela Prefeitura e passou a ser ocupada por residências particulares e o Batalhão Nilo Peçanha (8º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro).

“O prefeito começou também as obras de construção da estação Rodoviária as quais só concluiria na sua segunda gestão (1959-62), transferindo também o Horto Municipal da Rua do Ouvidor (Marechal Floriano) para a Rua Sete de Setembro.”  (RODRIGUES – 1988)


                                                                                                                                                         Jornal "Diário de Notícias" em 2-8-1961



                                                                                                  Jornal ”A Noite” em 10-8-1961


                                                                                                               Genilson Paes Soares
Pesquisador de História Regional e sócio do IHGCG





Comentários

Postagens mais visitadas