ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO - GESTÃO 2016/2018
ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRETORIA DO INSTITUTO
HISTÓTICO E GEOGRÁFICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – GESTÃO 2016/2018
Ao
primeiro dia do mês de dezembro, do ano de dois mil e dezesseis, no MHCG, às
dezoito horas, teve início a reunião de diretoria do IHGCG. A primeira coisa que foi definida foi o dia e
horário das próximas reuniões, que devem acontecer no MHCG, sempre na última
terça-feira de cada mês, às dezoito horas. Antes de iniciarmos a reunião
recebemos a visita da futura presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo
Lima e seus assessores, Sr.ª Maria Cristina Torres Lima. Seguindo, o tesoureiro
Herbson informa que as dívidas dos anos anteriores poderão ser anistiadas, e
que as mensalidades do ano corrente, no valor de duzentos e quarenta reais,
poderão ser pagas em duas parcelas de cento e vinte reais cada. Por sugestão de
Pimentel os pagamentos poderão ser feitos todos os meses antes da reunião.
Herbson também informou a necessidade da aquisição de um armário para
armazenamento do material do instituto no museu e que deverá ser dado o
andamento do CNPJ, utilizando o endereço da presidente, uma vez que não
poderemos utilizar o de um próprio municipal. Passamos então a organização de
um calendário de eventos para o próximo ano, a cargo da Comissão de História Geografia e Ciências Afins, a saber: Larissa
Manhães, Carlos Augusto Souto e com colaboração de outros colegas. Fica então
decidido que a cada reunião deverá acontecer uma palestra, com um convidado que
deverá apresentar-nos um resumo da sua
fala para publicação no Boletim. Nesse primeiro momento ficamos assim, faltando
contato de confirmações: para o mês de janeiro deve acontecer a reativação
do blog do IHGCG e criação de página no face book pelo administrador Pimentel;
em março a convidada é a professora da UFF Claudia Athalla e suas orientandas
para falar sobre a Campos colonial. Já em abril o nosso colega Genilson Paes
Soares e Teresa Peixoto tratam “Reformas Urbanas em Campos dos Goytacazes”; em
maio a prof.ª M.a Alice Pohlmann trará “As Revistas Gênesis e a Aurora”, em
junho Larissa deverá convidar o Professor Colaço para falar sobre “Alberto
Lamego, vida e obra”; em julho o colega Herbson Freitas falará sobre o “Jornalismo
em Campos dos Goytacazes” e agosto o
mestrando Ives Duque e Isabela nos falarão sobre “O Doce Chuvisco ...”. O mês
de novembro celebrará o sesquicentenário de Nilo Peçanha com uma Mesa Redonda
“Negro Nilo?” para a qual deverão ser convidados o Prof. de Petrópolis Joaquim
Eloi e a Prof.ª Clareth Reis com mediação de Carmen Eugênia Sampaio Gomes.
Foram propostos para os demais meses os nomes de Rafaela Machado (Villa da Rainha), Heloisa de Cássia (Campos Moderna),
Carlos Freitas (Paleografia), Vilmar Rangel (Monumentos) e Simonne Teixeira (Patrimônio
Cultural). O quarto tópico tratado na reunião foi o de Sugestões para Ações do
IHGCG, ficando assim previsto: MARÇO (Comissão de Eventos com mediação
Larissa, Genilson, Clea, eu, Carmen, Graziela - Encontro de Folia de Reis em Parceria com MHCG/UENF/FCJOL e Apoio da
Diocese/Correios/ACIC/BB/Plaza Shopping. ABRIL (Comissão de Eventos e
Simonne Teixeira, Claudia Athalla) Organizar Encontro de História
Regional para junho em parcerias com Prefeituras do Norte e Noroeste
Fluminense/IFF/UFF/UENF/FCJOL. MAIO (Comissão de Eventos e Orávio, Larissa e Sylvia) Encontro de
jongueiros no aniversários do Arquivo Público Municipal em parceria com o ConCultura/FCJOL/Prefeituras de
Quissamã e São Francisco do Itabapoana. JUNHO (Comissão de Eventos e Simonne Teixeira, Claudia
Athalla) realização do I Encontro de História e Geografia Regional Norte
e Noroeste Fluminense. AGOSTO (Comissão de Eventos e Publicações)
Lançamento do nº 2 do Boletim durante a Festa de São Salvador. SETEMBRO
(Comissão de Eventos e Publicações) e (Comissão de Admissão de Novos Membros)
Lançamento do livro dos patronos no Festival Doces Palavras e Posse Solene de
novos sócios. OUTUBRO (Comissão de Eventos) Nomear Comissão para
organização do Encontro Regional de Educação Patrimonial para 2018. NOVEMBRO
Preparar Agenda 2018. DEZEMBRO (Comissão de Publicações e Eventos)
Lançamento do nº 3 do Boletim. Finalizando a reunião ficam como Demais
sugestões e não menos importantes: Oficiar ao MHCG a nova Diretoria e
solicitar espaço para reuniões marcando dias e horário e atividades; Reorganizar
o quadro de acadêmico (criar pasta individual com ficha de inscrição, Curriculum e publicações; Enviar
material de inscrição para os novos sócios, assim como lista de patronos para
escolha; Ver livro de presença e de atas e Atualizar Atas. É bom que
registremos que a reunião que iniciou com um pequeno atraso tendo por causa a
visita recebida, finalizou com duração de uma hora e alguns minutos. Sem mais a
tratar, encerro a presente ata que vai assinada por mim e por quem de direito.
Comentários
Postar um comentário