ASSEMBLÉIA DE REINSTALAÇÃO DO INSTITUTO

ASSEMBLÉIA DE REINSTALAÇÃO
DO
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Data: 19 de julho de 2013
Local: Museu Histórico de Campos dos Goytacazes.
*****

   Vivemos tempos de transformações avassaladoras em nosso território. O interessante é que estamos, geograficamente, no centro de onde realmente acontecem as atividades econômicas mais significativas desses nossos tempos: a da extração do petróleo e a do porto. Apesar do nome Bacia de Campos, toda a atividade petroleira parece se concentrar no município vizinho de Macaé, e a atividade portuária no Açu, município de São João da Barra. Contudo é em nosso município que tem se concentrado a atividade intelectual, a do lazer, a do viver.
   Com o crescente número de novos moradores na cidade crescem também as ofertas de serviços, crescem as trocas culturais. Por tudo isso é aqui, sobretudo, que a indústria da construção civil vem crescendo e fazendo até muitos “estragos”. 
   Nesse contexto é que campistas se reuniram para novamente organizar o IHGCG, preocupados com o crescimento desordenado, buscando um espaço de estudos e reflexão e desejando assumir compromissos de bem estar e sustentabilidade para todos nós campistas e vizinhos, ou seja, para nossa região. 
  Então o IHGCG não está apenas envolvido e preocupado em estudar o passado, mas atuar sobre as forças presentes, no sentido de minimizar impactos para as futuras gerações.
   Assim iniciamos nossos encontros, em abril de 2013, nos reunindo no Café do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes. Aos poucos fomos reconstruindo a história do próprio instituto, organizando estatutos e regimentos, buscando companheiros apaixonados por nosso “pedacinho de chão”, até que um ano depois pudemos realmente instalar o IHGCG.
   Aos dezenove dias do mês de julho de dois mil de treze, às dez horas, reuniram-se no auditório do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes membros da Comissão Provisória e convidados que assinaram o livro de presenças para a solenidade de REINSTALAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.
  Nessa oportunidade recebemos a visita do Dr. Paulo Knauss, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, palestrante do evento. Também pudemos agradecer à imprensa local, nossa aliada e à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, que contribui com a cessão do espaço de realização das reuniões.

 Sylvia Paes, Carlos Freitas, Paulo Knauss, Graziela Escocard, Herbson Freitas e Avelino Ferreira.

 Carlos Freitas, Paulo Knauss, Graziela Escocard, Herbson Freitas e Avelino Ferreira.


 Dr. Paulo Knauss.

Sylvia Paes, Carlos Freitas, Paulo Knauss, Graziela Escocard.


**********

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas